História do Método do Pilates

Saiba mais sobre a origem do Pilates

História do Método do Pilates

História do Método do Pilates


O criador do método pilates foi Joseph Hubertus Pilates Nascido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1883, com uma infância adoentada, Pilates se propôs superar suas dificuldades. Por isso, ainda adolescente, praticou muitos esportes em sua adolescência como ginástica, esqui, mergulho e boxe.

Preparou-se em fisiologia, anatomia e conhecimento da Medicina do Oriente. Pilates foi um estudioso das modalidades Ocidentais e Orientais de exercício da época, mas principalmente das antigas filosofias gregas e romanas em busca do equilíbrio e da manutenção da saúde física e mental. Seu pai era um premiado ginasta e sua mãe naturopata, o que provavelmente influenciou sua filosofia de vida, que busca o bem-estar.

Em 1912, ele tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados. Ocupava seu tempo livre dando aulas aos internos. Recebeu muito crédito, posto que nenhum deles foi afetado pela epidemia de Influenza que matou milhares de ingleses. Ainda recluso, atuou como enfermeiro junto aos doentes e feridos na guerra, iniciando o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos.

Conseguiu deixar seus pacientes estáveis e apesar de seus ferimentos eles foram capazes de se movimentar por si mesmos, graças à firmeza de seus músculos.

Depois da Guerra, Pilates retorna à Alemanha. Foi na década de 20 que fez seu primeiro contato com o mundo da dança. Conhece Rudolf Von Laban, que incorpora algumas das técnicas de “CONSTRUÇÃO CORPORAL” de Pilates em suas aulas.

Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercussão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos americanos, Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins. JosephHubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 87 anos, após inalar muita fumaça ao tentar salvar seu estúdio de um incêndio e não deixou herdeiros. Sua esposa Clara Pilates, assumiu então a direção do estúdio, dando continuidade ao trabalho de seu marido. Em 1970, convidou alguns alunos, passando a direção do Studio a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna do estúdio na década de 50.

Fiel expoente de seu próprio sistema estava seguro que seus conhecimentos estavam 50 anos adiantados em relação à sua época. O tempo confirmou a verdade de suas afirmações.

Fale Conosco

Envie sua dúvida ou mensagem
R. Teixeira da Silva, Nº 34 - Cj 91 - Paraíso - São Paulo/SP
(11) 2613-0188