Segundo Póvoa (2010), o lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune, multissistêmica, caracterizada por hiperatividade do sistema imunológico e pela produção de autoanticorpos. Sua causa ainda não é elucidada, mas parece ter influência de fatores genéticos e ambientais. Pode prejudicar vários órgãos do corpo, sendo que as articulações, a pele e os rins mais frequentemente afetados. Pode atingir ainda os sistemas cardíaco, pulmonar, neuropsiquiátrico, gastrointestinal e hematológico. Sua frequência é de 40 ou 50 em 100.000 pessoas e ocorre nove vezes mais em mulheres que homens, sendo que normalmente se inicia na fase reprodutiva. O lúpus pode ocorrer em crianças ou adolescentes e geralmente apresenta complicações severas, as quais limitam a prática de exercícios físicos e requerem o uso de altas doses de medicamentosos.
O treinamento resistido, também conhecido como treinamento de força, como estratégia de tratamento não medicamentoso para o lúpus, pode aumentar a força muscular e dar uma melhor sustentação ao aluno na realização de suas atividades de vida-diária. Há dois tipos de exercício resistido: o estático e o dinâmico, sendo que o primeiro é caracterizado por contrações isométricas em que não há movimento articular gerando menos inflamação e menos pressão intra-articular que outras maneiras de exercício resistido, podendo ser eficaz na prevenção de atrofia muscular.
No entanto, se for realizado de maneira sustentada por muito tempo pode desencadear problemas cardíacos, especialmente em pacientes com lúpus e com acometimentos cardíacos. O exercício dinâmico envolve movimento articular e realiza alongamentos e encurtamentos da fibra muscular, o que promove a geração de força de maneira mais acentuada (Póvoa, 2010 apud FRONTERA et al., 2007).
Tanto o exercício físico aeróbio quanto de força, quando tolerado fisiológica e psicologicamente promove benefícios na capacidade funcional, no metabolismo aeróbio, na força muscular, na diminuição da fadiga e da dor, na redução da depressão e na melhora da qualidade de vida. (PÓVOA, 2010).
“FONTE: PÓVOA, T I R; LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO, EXERCÍCIO FÍSICO E QUALIDADE DE VIDA. ARTIGO DE REVISÃO. REVISTA DIGITAL – BUENOS AIRES – ANO 15 – Nº 144 – MAIO DE 2010.”
O Studio MGM Pilates possui excelente qualidade de atendimento, pois conta com profissionais altamente capacitados. Faça como nossos mais de 100 alunos que mudaram suas vidas com o nosso Studio. Você poderá melhorar a sua qualidade de vida com 2 aulas semanais.Agora é o momento de você fazer uma escolha inteligente!
Conheça pessoalmente nossa metodologia ligue agora para (11) 2613-0188, e agende uma aula experimental gratuita.
Esperamos concretizar com você uma relação forte e duradoura. Ficaremos satisfeitos com o seu retorno.
Studio MGM Pilates A qualidade que faz diferença!